Notícias

Mário Rui

Investigadores criam materiais compósitos 'verdes' com plástico e fibra vegetal

A investigação foi desenvolvida no âmbito de um projecto financiado por fundos europeus     

Investigadores das universidades de Coimbra e de Aveiro e do Instituto Politécnico de Leiria desenvolveram materiais compósitos 'verdes' através da "combinação de diversos plásticos com fibras vegetais", anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

Uma equipa de especialistas, liderada por Filipe Antunes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, criou "uma gama de materiais compósitos biodegradáveis, a partir da combinação de diversos plásticos com fibras vegetais (serradura de pinho e fibras de celulose extraídas da madeira), para aplicação em diversos sectores de actividade", afirma a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O projecto, desenvolvido em parceria com o grupo empresarial Vangest, surgiu no âmbito de uma investigação para encontrar "uma solução para o plástico não biodegradável e para os resíduos gerados pela indústria da madeira".

 

Murtosa organiza IV Torneio João Ruela de Atletismo

Prova é organizada pela Associação de Atletismo de Aveiro e pela Câmara Municipal da Murtosa 

A Murtosa vai receber, no próximo dia 1 de Maio, a partir das 16h00, o IV Torneio João Ruela de atletismo, prova organizada pela Associação de Atletismo de Aveiro e pela Câmara Municipal da Murtosa, destinada aos escalões de benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores e veteranos. 

Na pista de atletismo João Ruela, localizada no complexo do Parque Municipal da Saldida, serão realizadas provas de 50, 60, 80 e 100 metros planos, salto em comprimento e triplo salto.

Esta é a quarta edição do torneio de atletismo João Ruela a ter lugar na pista homónima, inaugurada em 2014, que homenageia o ilustre Murtoseiro que tem dedicado a sua vida cívica à promoção e formação desportiva dos mais jovens, em particular no atletismo, quer como treinador quer como dirigente associativo.

 

Estarreja - Eleições Autárquicas 2017: PSD e PP assinam hoje acordo de coligação eleitoral

Acto terá lugar na sede do PSD de Estarreja                                    

Está marcado para as 19h00 de hoje a assinatura do acordo de coligação entre o PSD e o PP com vista às próximas eleições autárquicas.

Assim, as duas forças políticas concorrem mais uma vez em coligação em listas para órgãos municipais e juntas de freguesias. 

Relembre-se que PSD e PP lideram a Câmara de Estarreja, em acordo pré-eleitoral, há quatro mandatos.

José Eduardo Matos assumiu a presidência do Município no decurso dos três primeiros mandatos, cabendo posteriormente a Diamantino Sabina a liderança da autarquia local.

 

EXPOFLORESTAL, sob o lema “Por Uma Floresta Sólida e Sustentável”, em Albergaria-a-Velha

2017 marca a 10ª edição da Feira, sob o lema “Por Uma Floresta Sólida e Sustentável”      

O mais importante evento da fileira da floresta decorre em Albergaria-a-Velha, entre os dias 5, 6 e 7 de Maio. 

A feira, que começou por ser anual entre 2002 e 2005, passando a bienal a partir de 2007, tem vindo a consolidar a sua posição no plano nacional e internacional contando, na anterior edição, com a presença de cerca de 230 expositores provenientes de Portugal, Alemanha, Canadá, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Holanda e Suécia e perto de 30.000 visitantes.

 O objectivo principal da EXPOFLORESTAL é reunir num mesmo espaço quem produz, transforma e comercializa madeiras e afins com fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, clientes da indústria, autarquias, a sociedade civil e todos os interessados numa floresta sólida e sustentável.

 A organização do evento cabe a três entidades, a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente – ANEFA, a Associação Florestal do Baixo Vouga – AFBV e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

 

Pág. 1 de 236