Notícias

Mário Rui

Estarreja: Câmara Municipal procede à substituição do passadiço do Parque Municipal do Antuã

O anterior já acusava o desgaste dos efeitos do tempo e das condições climatéricas        

A estrutura anterior com 12 anos de vida já acusava o desgaste dos efeitos do tempo e das condições climatéricas, necessitando de uma intervenção urgente. 

O investimento municipal ronda os 18 mil euros e vai permitir devolver aos estarrejenses uma nova estrutura localizada junto ao Rio Antuã e direcionada para lazer e desporto. 

Os trabalhos iniciados em Maio incluíram a demolição e remoção do velho passadiço e preparação do terreno para o assentamento do novo passadiço.

Inaugurado em 2005, o primeiro parque de lazer urbano do concelho de Estarreja, que implicou a requalificação de uma área 4,6 hectares, veio aproximar o Rio Antuã dos Estarrejenses que, dentro em breve, podem voltar a passear junto às suas margens ao longo do novo passadiço.

 

No âmbito da comemoração dos 30 anos da Rádio, ouvimos os quatro políticos eleitos democraticamente desde 1976

Em Estúdio, 30 anos depois!                                               

Foi hoje emitido pela Rádio Voz da Ria um programa que sentou à mesma mesa três ex-Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, Maria de Lurdes Breu, Vladimiro Silva e José Eduardo de Matos, bem assim como o actual Presidente Diamantino Sabina.

Tratou-se de um raro momento histórico que permitiu não só juntar os quatro políticos eleitos democraticamente desde 1976, mas que serviu igualmente para trazer à antena memórias comunicacionais estabelecidas entre a emissora de Estarreja e estes Presidentes ao longo dos últimos 30 anos.

Em ambiente descontraído, os convidados deram destaque à sua passagem enquanto líderes executivos do município de Estarreja, falando abertamente dos momentos mais marcantes dos seus exercícios e do modo como a RVR os tratou editorialmente.

Cerca de 60 minutos de conversa cujo fio condutor foi retrospectivo e com a tónica na paixão que cada um dos intervenientes manifestou relativamente às políticas adoptadas pelos próprios durante os seus mandatos.

A reposição do programa será feita no próximo dia 31 de Maio, quarta-feira, a partir das 18h00, estando também disponível a partir de amanhã, em:  http://www.rvria.pt/podcasts/item/55-o-outro-lado

 

 

Albergaria-a-Velha recebe final do Concurso Intermunicipal de Leitura

Organização do evento é da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

O Cineteatro Alba vai receber no próximo sábado, 27 de Maio, os 39 finalistas do IV Concurso Intermunicipal de Leitura, uma organização da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. 

O Concurso Intermunicipal de Leitura é um concurso escolar dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). 

A iniciativa visa promover o prazer da leitura e estimular o desenvolvimento de competências nas crianças e jovens durante o percurso escolar. 

Ao longo do dia, os finalistas de cada ciclo de ensino terão de demonstrar os seus conhecimentos relativos às obras seleccionadas para leitura através de uma prova oral. 

Num primeiro momento, farão uma leitura expressiva de um excerto da obra recomendada. A seguir, respondem a uma pergunta de compreensão. 

A Final do Concurso Intermunicipal de Leitura terá início às 10h00 com uma recepção performativa desenvolvida por contadores de histórias. 

Durante a manhã, decorrerão as provas dos alunos do 1.º e 2.º ciclos e, à tarde, será a vez dos finalistas do 3.º ciclo e ensino secundário demonstrarem os seus conhecimentos. 

O actor e contador de histórias Ivo Prata será o apresentador do evento. 

No final da tarde será promovida uma degustação de doçaria tradicional dos 11 municípios da CIRA.

Serão premiados os três alunos com melhor classificação em cada ciclo de ensino. Os prémios monetários têm o valor de 250 euros (1.º Prémio), 150 euros (2.º Prémio) e 100 euros (3.º Prémio). 

 

Embarcação de média capacidade reforça estação salva-vidas de Aveiro

Embarcação manter-se-á afecta à estação salva-vidas de Aveiro até ao final da época balnear

A Estação Salva-vidas de Aveiro recebeu no passado dia 23 de Maio uma embarcação de média capacidade, a “SR21 SPES”. 

Esta embarcação vem reforçar os meios já existentes em Aveiro, num momento em que se aproxima a abertura da época balnear e é expectável maior afluência de pessoas junto à faixa litoral.

 

Pág. 1 de 251